Há diferença entre os cuidados com motosserras profissionais e hobby, alguns fatores que são indispensáveis na hora da escolha da sua máquina. Tire suas dúvidas e conheça um pouco mais sobre o uso correto dessas ferramentas.
Uma motosserra (alternativamente também chamada como serra de corrente) é uma serra mecânica portátil, que corta com um conjunto de dentes ligados a uma corrente rotativa que corre ao longo de uma barra com uma canaleta ou guia. É usada em atividades como derrubada de árvores, poda, obtenção de lenha e na supressão de incêndios florestais.
Seu funcionamento pode ser à gasolina, elétrico ou à bateria. A motosserra à gasolina é a mais difundida no mundo, sua versatilidade e utilização nos mais diversos locais como florestas, jardins, sítios etc. É vista tanto como salvadora – servindo para cortar árvores caídas em acidentes ou tempestades – quanto como destruidora da natureza.
A motosserra elétrica tem a vantagem de uso mais prolongado, porém fica presa a um fio, o que não permite tanta mobilidade ou uso em locais fechados, é adequada para serviços de médio porte.
Já a motosserra à bateria vem ao encontro de um uso mais sustentável ainda com valores e com bateria de pouca duração. Além disso, vem ganhando espaço principalmente nos mercados europeus. É usada em serviços de pequeno porte também pode ser usada em locais fechados baixa emissão de ruídos.
Para uso e porte da motosserra é preciso ter uma licença conferida pelo IBAMA.
Motosserra à gasolina: cuidados e manutenção de uso profissional ou hobby.
A motosserra, principalmente com a queda de preço no mercado, tornou-se acessível e barata e vem ganhando espaço dentro dos lares e para isso é muito bom saber lidar com esse equipamento que é bem mais que um eletrodoméstico. Alguns estudos e pesquisas apontam para uma deficiência no cuidado e manutenção básica da motosserra em usuários não profissionais.
Quais os componentes da Motosserra?
Numa motosserra, alguns componentes são imprescindíveis, e outros, obrigatórios.
Segundo a norma de segurança chamada NR12, alguns dispositivos são obrigatórios como os de parada (4) e de parada de emergência (1), de partida (10) aspectos ergonômicos também foram levados em questão. Como as empunhaduras (6 e 11) todos para atestar o bem estar e a segurança do indivíduo.
Para que serve motosserra?
A motosserra pode ser para hobby ou profissional, cara ou barata, grande ou pequena. Mas sua função principal não muda: cortar ou podar galhos e árvores.
Qual a potência de uma motosserra hobby? Qual o tempo de uso de uma motosserra hobby? Quais itens inspecionar numa motosserra profissional? Em quais ambientes uso uma motosserra profissional? Veja:
HOBBY | PROFISSIONAL | |
TEMPO DE USO | OCASIONAL | 8 HORAS DIA / 7 DIAS SEMANA |
INSPEÇÃO DO EQUIPAMENTO | ANTES DE USAR | A CADA 4 HORAS |
AMBIENTES | RESIDENCIAL | FLORESTAL |
POTÊNCIA | ABAIXO DE 35cc | ACIMA DE 35cc |
TROCA DO CONJUNTO CORTE | A CADA DUAS CORRENTES | A CADA DUAS CORRENTES |
OBJETIVO | SEM FIM LUCRATIVO | ATIVIDADE REMUNERADA |
Para cada uso, existe um equipamento ideal com características específicas. Além disso, a motosserra já possui implementos e/ou adaptadores que a transformam em furadeiras e perfuradores de solo, rabeta para barcos, cortador de mármore, bomba d’água, entre outros.
Conheça alguns dos equipamentos da Itecê.
Motosserra: onde é usada e quais suas características?
Os cuidados com a motosserra se iniciam na escolha do equipamento, características e sua finalidade. Grandes extensões de trabalho ou muitas horas de trabalho exigem um equipamento robusto e profissional. Por outro lado, o uso ocasional ou hobby vai direcionar para um equipamento menor em capacidade e tamanho.
A motosserra é utilizada, principalmente, em:
- Reflorestamentos;
- Sítios;
- Jardins, árvores e galhos de todos os tamanhos e portes.
O peso da motosserra influi diretamente no uso, ou seja, quanto maior, mais pesada e possivelmente mais difícil de se trabalhar por um longo período de tempo.
Temos a errada noção de achar que quanto mais potente a motosserra, melhor, mas na verdade a potência deve estar relacionada ao tipo de trabalho.
Longos trechos de derrubadas de árvores exigem uma máquina mais potente, assim como árvores de grande porte. No caso de pequenas áreas e/ou árvores de pequeno porte, motosserras menos potentes já são eficazes.
Nesse sentido, algumas motosserras oferecem dispositivos para facilitar o uso:
- Partida automática: é um auxiliar ao dar a partida na motosserra, algumas motosserras são muito potentes o que causa uma dificuldade no momento em que se dá a partida. Este dispositivo elétrico ou a bateria facilita o esforço, mas ainda não está disponível no mercado brasileiro.
- Partida fácil: é também um auxiliar ao dar a partida na motosserra. Bem menos complexo, consiste em um sistema de duas molas na tampa da partida, deixando o arranque mais leve e já está disponível em vários modelos de motosserras no Brasil.
O que levar em consideração na escolha de uma boa motosserra?
Ao levar em consideração estes três elementos, você está prevenindo futuros problemas.
1 – Marca/modelo relevante no mercado:
Ao identificar uma marca no mercado você precisa saber se existem pessoas capazes de lhe responder e solucionar problemas.
2 – Rede de assistência técnica próxima:
Ao escolher esta marca, certifique-se de quais locais existem assistência técnica, afinal são máquinas e precisam de manutenção.
3 – Peças de reposição a disposição no mercado:
Peças de reposição para o modelo escolhido também podem se tornar uma dor de cabeça caso a máquina escolhida seja muito recente ou esteja fora de linha. Procure saber antes onde e como encontrar.
Objetivos de uma motosserra: Uma motosserra tem por objetivo facilitar e mecanizar o serviço de corte e poda de árvores. Tanto para os usuários fazerem lenha para consumo próprio e/ou limpar seu jardim, quanto para grandes indústrias madeireiras e de celulose utilizarem, por exemplo, em grandes extensões de áreas.
Como uma motosserra é construída?
A motosserra tem um desenvolvimento similar ao de alguns carros mais sofisticados, que vai desde sua concepção, design e finalidade.
A motosserra concebe, em cada modelo, o que há de mais moderno em tecnologia, considerando as duas gigantes do mercado. A Indústria 4.0 já chegou à linha de produção através da inovação e automatização em processos produtivos.
Industria 4.0
Desde sempre o homem vem aperfeiçoando suas ferramentas de trabalho, desde a invenção da roda até hoje o homem se reinventa.
De tempos em tempos existe um salto em tecnologia que traz bruscas mudanças nas mais diversas áreas.
Veja abaixo tabela descritiva desde a primeira Revolução Industrial
- 1.0 (fim do século 18): marcada pelas primeiras máquinas e equipes de trabalho;
- 2.0 (fim do século 19): quando surgiram as primeiras linhas de montagem;
- 3.0 (meados de 1970): quando a eletricidade e a tecnologia da informação foram introduzidas.
Por exemplo o que a Indústria 4.0 mostra não é apenas uma modernização estrutural dos meios de produção, mas uma mudança na maneira como planejamos e executamos o desenvolvimento de produtos.
A proposta é conectar máquinas à sistemas inteligentes capazes de controlar toda a cadeia de produção de maneira autônoma.
Saiba mais sobre Indústria 4.0
As linhas de montagem são uma fusão entre ação humana e automatização, o que resultam em um ótimo acabamento, conexões perfeitas com um custo benefício competitivo para a indústria.
A construção da motosserra é feita basicamente por um motor dois tempos (mistura óleo e gasolina), monocilíndrico, onde uma engrenagem toca uma serra dentada. A carcaça, normalmente em magnésio, serve para aliviar o peso na máquina. Dentro dela há um virabrequim que toca um pistão.
Entretanto as partes externas em plástico e outros materiais resistentes dão o design desejado assim como ergonomia e leveza ao usuário.
A motosserra pode variar de 25cm³ a 91,6cm³, o que determina esta potência é a relação entre o diâmetro do cilindro e o curso da biela do virabrequim.
A fábrica INTERTEC 1978. Fonte: Marketing ITECÊ.
Nos anos 50, a Itecê importava motosserras da marca Dolmar. Nos anos 70, fabricava a motosserra Intertec no Brasil, indústria 100% nacional, disponível em três modelos, 120 / 133 / 152. A fabricação era quase artesanal, todas as etapas de montagem eram manuais.
Cuidados com motosserra:
PRÁTICAS SEGURAS PARA O USO DA MOTOSSERRA
a) por razões de segurança, aqueles que não estejam familiarizados com sua operação, não devem utilizá-la;
b) leia e compreenda as instruções do manual antes de usá-la pela primeira vez;
c) não cumprir as instruções de segurança pode resultar em lesões graves ou morte;
INSTRUÇÕES DE PREVENÇÃO PARA O USO DA MOTOSSERRA
a) nunca funcione o motor em lugares fechados e sem ventilação;
b) durante seu funcionamento, as peças de trabalho da máquina podem esquentar com perigo de queimaduras;
ANTES DE DAR A PARTIDA NO MOTOR
a) verifique a montagem e estado dos componentes da motosserra;
b) assegure-se de que existe uma área de fuga;
c) assegure-se de estar utilizando todos os equipamentos de segurança;
d) assegure-se de que a corrente de corte não está em contato com galhos ou algum objeto;
DURANTE A OPERAÇÃO E USO
a) leia o manual para saber como dar a partida em uma motosserra;
b) segure a motosserra com ambas as mãos durante a operação;
c) mantenha todas as partes de seu corpo longe da motosserra durante sua operação;
d) sempre desligue o motor da motosserra antes de deixa-la desassistida;
APÓS A OPERAÇÃO E USO
a) transporte sempre a motosserra com o motor desligado;
b) proceda com a manutenção e limpeza da motosserra;